top of page

Entenda como funciona o Processo de Coaching



Ainda existem inúmeras dúvidas sobre o que é Coaching ou como funciona o processo, por isso resolvi escrever e esclarecer algumas questões.


O que é Coaching?


O Coaching é um processo de transformação, com início, meio e fim. O objetivo principal é auxiliar as pessoas a alcançarem seus sonhos/objetivos na vida pessoal ou profissional, sejam eles: melhorar o desempenho no trabalho, cumprir metas, preparar-se para uma nova fase (carreira, gravidez, relacionamento, mudança de cidade, mudança de emprego, promoção), etc. Tudo aquilo que envolve tomada de decisão, ação e vontade de fazer acontecer.


No processo de Coaching, o Coach (profissional) ajuda seu Coachee (cliente) a entender o seu momento atual, seus objetivos e sonhos e a traçar um planejamento que vai levá-lo ao alcance dos seus objetivos pessoais e profissionais. Com o Coaching você ainda pode desenvolver algumas competências, principalmente comportamentais, também ajuda a resolver conflitos e solucionar dilemas na vida profissional.


Como é realizado o processo de Coaching?


Primeiramente o Coach realiza uma avaliação com seu Coachee (cliente), onde verificará o estado atual e aonde ele quer chegar. A partir de então, inicia-se o processo de Coaching, no qual Coach e Coachee farão uma parceria dinâmica e estimulante, identificando competências, habilidades e atitudes durante a trajetória.


O processo de Coaching pode ser realizado em sessões individuais ou em grupo, podendo ser realizado entre 10 ou 12 sessões, de uma hora ou uma hora e meia cada sessão, de acordo com a necessidade do Coachee. O processo respeita uma metodologia testada e aprovada. Em cada sessão, o Coach utilizará as técnicas e fará perguntas que irão ajudar o Coachee a refletir e criará juntamente com ele planos de trabalho para que atinja seus objetivos.


Quais são os principais benefícios do Coaching?

  • Autoconhecimento;

  • Definição de objetivos;

  • Desenvolvimento de competências e comportamentos;

  • Superação de crenças e mudança de hábitos limitantes;

  • Apoio para a tomada de decisões de carreira;

  • Planejamento de carreira;

  • Equilíbrio entre as áreas de sua vida.


O que não é Coaching?


Muitas pessoas confundem o processo de Coaching com o Mentoring, Consultoria ou até mesmo Psicoterapia, mas na verdade o Coaching não tem relação com elas. O Coaching trabalha com olhar e foco no futuro, ou seja, o Coach trabalha com foco na sua meta.


A Psicoterapia tem como foco principal a saúde mental do paciente. O objetivo é tratar e reestruturar de forma terapêutica aquilo que traz sofrimento ao paciente. Para um presente e um futuro mais equilibrado, faz-se necessária a investigação sobre fatos ocorridos no passado, o que não significa que apenas o passado será o foco. Por ser terapêutico o processo de psicoterapia costuma ser mais longo e pode variar de paciente, profissional, linha teórica, etc.


O Mentoring e Consultoria costumam fornecer conselhos, dizendo o que deve ou não ser feito. O Coach não faz isso, ele conduz o Coachee a descobrir suas próprias soluções. O Mentoring ou Mentoria é uma atividade exercida por um profissional experiente, que usa seus conhecimentos e vivências em uma determinada área para partilhar experiências com seu cliente. O mentor tem sempre muita experiência na área que seu cliente atua.



Vale a pena ressaltar que para ser um Coach é necessário realizar uma formação e ser certificado, por isso se você está querendo realizar o Processo de Coaching procure saber se o profissional (Coach) é realmente certificado. No Brasil, as principais instituições certificadoras são a Sociedade Brasileira de Coaching, o Instituto Brasileiro de Coaching e o ICI – Integrated Coaching Institute, existem outras, estou mencionando algumas.


Procurei trazer aqui os questionamentos mais frequentes sobre Coaching. Mas ainda há mais informação a respeito, claro. Em outros artigos escreverei mais sobre esse tema.


Destaques
Recentes
Arquivo
Pesquisar por Tags
Orienta nas redes
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page