Dicas para se destacar em uma entrevista de emprego


A entrevista é a etapa mais importante do Recrutamento e Seleção. Veja como você pode se destacar.


O número de vagas está cada vez menor e, como consequência, a seleção está ainda mais acirrada. Por isso, a chance de ser contratado por uma empresa está mais difícil e ter um bom resultado na entrevista de emprego é o principal ponto para alcançar o objetivo da contratação.


Segue abaixo 10 dicas para que você possa ter o melhor resultado possível durante uma entrevista, conquistando a atenção do selecionador e consequentemente a vaga disputada.


1- Pesquise sobre a empresa

Busque saber o máximo de informações sobre a empresa que está disputando uma vaga. Entre no site da empresa, redes sociais e procure notícias na internet.


Caso conheça pessoas que trabalham na empresa, converse com as mesmas, procure entender quais são os desafios atuais, até mesmo para conectar melhor suas respostas e o seu perfil a situação.


2-Tenha o currículo na ponta da língua

Saiba falar de sua história profissional e experiências. Mostra clareza, preparo e consistência. No momento da entrevista, tentar resgatar na memória qual sua trajetória, pode fazer uma salada mista na sua cabeça e a comunicação será confusa. Fique muito atento!

3- Seja pontual

Pesquise com antecedência o local da entrevista e evite atrasos, o ideal é chegar entre 10 a 15 minutos antes do horário marcado. Evite também chegar muito antes do horário combinado.


4- Cuidado com sua aparência e postura

Em relação a sua apresentação pessoal, não se descuide dos detalhes como cabelo, unha e sua roupa. Opte por roupas mais formais e certifique-se de que está adequado ao ambiente de trabalho de sua área de atuação.

O que deve ser evitado:

Para os homens: evite bonés, bermudas, chinelos e apare a barba.

Para as mulheres: evite roupas muito justas e decotadas, vestidos ou saias curtas e muita maquiagem.

Para ambos: evitem perfumes muito fortes.


Mais do que as roupas e acessórios, fique atento a sua postura na busca por uma oportunidade. Desde a sua chegada na empresa, você começa a ser avaliado. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica! Evite o uso de gírias e se comunique corretamente.


5- Não tente conduzir a entrevista

Seja natural durante a entrevista, evite fazer várias perguntas para o entrevistador (a), lembre-se que ele (a) é quem está nesse papel e é quem conduz a entrevista.

Demonstre que você pesquisou a empresa e a vaga em questão, mas tome cuidado, saiba escutar o que o Entrevistador (a) tem a dizer e a lhe perguntar, responda com clareza e objetividade.


6- Nunca minta

Mentira tem perna curta, não diga que possui uma competência ou fala algum idioma, sabendo que não consegue falar ou demonstrar, pois pode acabar sendo prejudicado. Recrutadores sabem perguntar a mesma coisa de formas diferentes. Fale sobre suas experiências de forma concreta através de exemplos e atitudes.


7- Desligue o celular

Celular é uma ferramenta importante, mas cuidado para não te atrapalhar, desligue ou coloque no silencioso. Pega mal o celular tocar ou vibrar durante a entrevista. Mantenha o foco na entrevista.


8- Não fale mal do antigo gestor ou empresa

Sabemos que algumas experiências e relações de trabalho, não são tão agregadoras e positivas, mas não traga para a entrevista. Veja a melhor forma de contar a situação sem precisar falar mal de um antigo gestor, mesmo que ele estivesse errado. Todas experiências nos servem de aprendizados, mesmo que seja para aprender em como não agir com os outros. Pense nisso.


9- Na dúvida pergunte

Tire suas dúvidas com o entrevistador no final da entrevista, afinal a escolha é de duas vias: entre você e a empresa. Mas cuidado, para não atropelar as etapas do processo seletivo e perguntar demais.


10- Por que você deve ser escolhido? Devo perguntar sobre salário?

Uma das perguntas mais importantes do processo seletivo é “Por que você deve ser escolhido?”. Atente-se, falando bem de você e com coerência em todas as passagens, sem gerar controvérsia sobre algum ponto. Mostre para o entrevistador o que a empresa ganha com a sua contratação. Em relação a salário, nunca vá direto ao seu selecionador com o objetivo de falar sobre salário. Caso seja abordado sobre pretensão salarial numa entrevista, tenha em mente o que o mercado pratica. Esteja alinhado com a remuneração que está sendo oferecida para a sua função e, mostre flexibilidade para negociar de acordo com os benefícios e desafios que a empresa oferece.



Destaques
Recentes
Arquivo
Pesquisar por Tags
Orienta nas redes
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
Orienta Desenvolvimento Humano
 Praça José Inácio Peixoto, 31, Vila Tereza - Cataguases/MG 
  • fb_icon_325x325
  • ico_instagram

© 2016 Orienta Desenvolvimento Humano